10 coisas que você (talvez) não saiba sobre Ragnarok Online

Sharing is caring!

10 coisas que você (talvez) não saiba sobre Ragnarok Online

1– Lançado em fevereiro de 2005 no país (com beta desde setembro de 2004), Ragnarok Online foi o primeiro MMORPG lançado em português no Brasil com servidores locais. O jogo embarcou no crescimento do acesso à internet e ajudou a popularizar o gênero.

2- Apesar de ter sido lançado na Coréia em 2002, o jogo continua recebendo updates. O último na Coréia foi o Episódio 14.3 lançado em dezembro de 2012. O episódio chamado “Batalha Decisiva” cria uma busca na cidade de Morroc (velha conhecida dos jogadores) e altera o sistema de grupos.

3- Tanto o servidor internacional (norte-americano), quanto o servidor brasileiro estão no patch 14.1, o de Bifröst. Apesar de ter começado atrasado, o servidor brasileiro recebia updates em um espaço menor de tempo afim de se recuperar.

4- Colocado online em 28 de outubro de 2009 como uma forma de homenagear os usuários brasileiros, a Gravity criou uma cidade chamada Brasilis, com inúmeras referências ao nosso país. Outras cidades do “projeto global” já foram lançadas como Amatsu em referência ao Japão, Porto Malaya em referência a Filipinas, Moscóvia para a Rússia, entre outros.

5– Uma das buscas criadas no jogo para a terra Brasilis é “A Loira do Banheiro”, onde o jogador deve ajudar o dito espírito. Em tempo, spoiler, spoiler: a loira do banheiro não é loira…

6- Originalmente o jogo tinha seis classes (noviços, arqueiros, espadachins, gatunos, magos e mercadores), fora o noviço. Atualmente já existem 53 variações de classes.

7- É possível se casar (apenas com personagens de sexo diferente), adotar um personagem (apenas se os pais forem casados) e se divorciar. O valor do divórcio de 2,5 milhões zeny – a moeda do jogo – é o mesmo pago pelos dois noivos na hora do casamento.

8– O jogo foi inspirado no manhwa (quadrinhos coreanos) de Lee Myung-jin, que não terminou o arco da história por estar trabalhando no jogo. Mais tarde uma série de animação foi feita baseada no jogo com visual bem mais infantilizado. As duas obras “extras” tem pouquíssima coisa em comum.

9– Mostrando a imaturidade do mercado brasileiro, quando os primeiros casos de hacks em contas começaram a acontecer a resposta oficial da Level Up era de que o jogador deveria fazer um boletim de ocorrência antes de solicitar qualquer medida da empresa.

10- Ragnarok Online começou como um jogo de mensalidade, passou para venda de itens ocasionais e hoje aposta principalmente em servidores free to play com venda de inúmeros auxílios para os que desejam ficar um pouco mais fortes. É um claro exemplo de como o mercado dos MMO’s teve que evoluir na última década, principalmente no mercado oriental.

Fonte: 
UOL Jogos – Análise Ragnarok Online – http://jogos.uol.com.br/analises/pc/ult398u191.jhtm
Manutenção – 27/12/2012 – Episódio 14.3 – http://forums.irowiki.org/showthread.php?t=99780
bRoWiki – A Loira do Banheiro – http://browiki.org/wiki/A_Loira_do_Banheiro
iRoWiki – http://irowiki.org/wiki/Classes
Wikipedia – Ragnarok – http://pt.wikipedia.org/wiki/Ragnarök_Online
MobyGames – Imagens – http://www.mobygames.com/game/window…ne/screenshots